Compasso Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XComercial Compasso 2082 views 5 min. de leitura
Os móveis são indispensáveis para compor os cômodos de um imóvel, e um detalhe muito importante é sua qualidade.
De maneira geral, qualidade significa uma soma de fatores como durabilidade, acabamento, material, e vários outros pontos importantes. São esses fatores que vão dizer se o investimento no móvel valeu a pena ou não.
Como profissional do ramo imobiliário, escolher bem a mobília faz muita diferença na percepção de valor dos clientes. Além disso, peças que se deterioram rápido podem gerar atritos com o consumidor final.
Para evitar esses problemas, veja como identificar móveis de qualidade. Deixamos o conteúdo bastante detalhado para você!
O primeiro passo para saber se a peça vale o investimento é averiguar de que material é feita. A razão disso é que, a depender de onde o móvel vai ficar, certos materiais não são adequados.
Em resumo, existem 3 tipos de materiais para se escolher, sendo eles:
● Madeira maciça;
● Compensado;
● MDF/MDP.
A madeira maciça tem como ponto forte uma alta resistência ao peso. Já o compensado é conhecido por ser resistente à umidade — quando comparado aos demais materiais. Por fim, o MDF/MDP é de uso geral, desde que fique longe da umidade e do excesso de peso.
Leve esses detalhes em conta na hora de escolher o material do móvel!
Nos móveis que contam com dobradiças e trilhos, tenha cuidado redobrado com a qualidade da ferragem utilizada para a sua produção.
Todavia, tenha em mente que essa é, na maioria dos casos, a parte que mais encarece a peça em si. Portanto, o valor de uma ferragem de qualidade será bem mais elevado que uma de menor qualidade.
No entanto, se economizar é uma ordem, opte por móveis abertos ao invés de ferragens de baixa qualidade. Caso contrário, a experiência com a peça pode não ser agradável.
Um teste muito eficaz é simular o uso cotidiano do móvel para averiguar sua qualidade de forma geral. Além disso, sentir a textura do móvel, até mesmo em partes escondidas, pode informar sobre seu acabamento.
Veja como o encaixe das partes acontece. Verifique se há ranger durante os movimentos, se emperra em algum lugar e demais detalhes dessa natureza.
Da mesma forma, observe como o móvel foi unido em suas extremidades. Um móvel de alta qualidade usa caixilhos ao invés de cola de pregos para manter suas partes unidas. Aliás, a cola utilizada durante a fabricação não deve estar visível na parte de fora da peça.
Um detalhe muito importante de móveis como os sofás é o estofado. Quando forçado, não se deve sentir a estrutura de madeira por baixo da espuma, pois, se isso acontecer, com certeza será uma peça bastante desconfortável para o dia a dia.
Outro ponto importante é a consistência do estofado. Um estofado duro costuma ornar com cadeiras e poltronas. Já os sofás voltados ao lazer precisam ser macios, mas sem abraçar quem está usando-o.
Quer ser um marceneiro de sucesso? Veja essas dicas!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para 4 dicas para identificar móveis de qualidade