Compasso Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Winston Gambatto 4773 views 6 min. de leitura
Muitas pessoas têm dúvidas na hora de limpar móveis de MDF. Por causa de sua composição, esse material requer sim cuidados especiais, mas não é nada de muito complicado.
Neste post vamos apresentar 7 dicas para limpar móveis de MDF sem estragá-lo!
Sujar os móveis com molho é o descuido mais comum que existe, não é verdade? Em dias de macarronada, sempre cai uma gotinha ou outra — quando não a panela toda — em algum móvel da casa.
Nessa ocasião, o mais recomendado, e que será chamado de “mistura padrão”, é diluir uma colher de sopa de detergente neutro em um litro de água. Em seguida, basta passar na área afetada pelo molho.
Em cerca de 80% dos casos o uso de água com detergente vai dar conta do problema. No entanto, nos outros 20% você terá que usar um produto específico para remover a mancha.
Nessa situação, é válido consultar o fabricante sobre quais os melhores métodos e produtos para aplicar.
Tenha em mente que água morna com detergente também é uma excelente opção!

É importante limpar móveis de MDF com frequência, e uma maneira de fazer isso é remover a poeira acumulada. Isso é válido pois essa poeira pode causar manchas no móvel.
No caso, basta uma passada de pano seco para limpar o móvel. Se a sujeira estiver se acumulando demais, usar água com detergente seguido de pano seco é a melhor opção.
É recomendado passar o pano seco 2 vezes na semana, realizando a limpeza mais pesada de 15 em 15 dias.
Limpar móveis de MDF não é apenas passar um pano úmido e pronto, está feito: é preciso ter atenção aos detalhes. Um desses detalhes, todavia, é a própria textura do pano.
Um pano abrasivo pode — e vai — danificar o móvel de maneira irreversível. Da mesma forma, impurezas duras no pano podem riscar o revestimento do móvel. Panos suaves e fofos são as melhores opções.
A água é o pior inimigo dos móveis feitos de MDF. Apenas uma pequena quantidade de água pode deformar bastante o móvel. É por isso que não devemos deixar esse material molhado.
Portanto, após cada aplicação de água deve-se passar um pano seco em seguida. Isso evita danos irreversíveis ao móvel, como o famoso “inchaço”.

Os produtos multiuso podem ocasionar reações indesejadas no revestimento do MDF, e a mais comum são as manchas amareladas.
Outro grande vilão são os desengordurantes. Por serem produtos mais fortes, tendem a danificar o material.
Por fim, vale lembrar do perigo que é usar produtos com pigmentação forte na hora de limpar móveis de MDF. Nesse caso, o mais comum é surgirem manchas da mesma cor que o produto aplicado, as quais são difíceis de serem eliminadas.
Achou que não tínhamos dicas valiosas como estas? Quer saber como identificar a qualidade de um móvel? Dá um pulo nessas dicas!
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para 7 dicas de como limpar móveis de MDF